Lute se quiser, e depois suba a outra rampa e siga o caminho até o final, onde você
verá outro Rocket. Lute com ele, e siga para o norte onde você vai ver um homem de
óculos e duas pedras estranhas. Essas pedras são os fósseis. Você terá que lutar
contra o homem, e depois disso, você vai poder pegar um dos dois fósseis, Helix
Fóssil (Omanyte) e Dome Fóssil (Kabuto). Quando você pegar um, o homem vai pegar o
outro. Siga o caminho, suba as escadas, e você verá outra. Suba essa e você saiu da
caverna. Estará na Rota 4.
Route 04
Na Rota 4, você vai ver o primeiro Move Tutor. Eles ensinam os golpes Mega Punch e/ou Mega Kick. Você vai
encontrar alguns itens, e tem alguns pokémons para capturar, mas seu destino agora é Cerulean.
Itens encontrados: Razz Berry, TM 05
Pokémons: Sandshrew, Ekans, Pidgey, Ratatta
Cerulean City
Você que nunca jogou as versões antigas, pode pensar que essa cidade é gigante, mas não é. Ainda veremos maiores. Lá, tem o segundo ginásio, e a loja de bicicletas, mas não poderá pegá-la ainda. Passe no Centro Pokémon e agora você pode escolher entre ir no ginásio agora ou depois, mas vamos primeiro no ginásio.
Ginásio de Cerulean
Líder: Misty - Type: Water
Staryu 18 e Starmie 21
Se você começou com Bulbasaur (que já deve ser Ivysaur) essa luta vai ser fácil, pois todos usam pokémons aquáticos. Quando vencer, Misty te dará o TM 03 (Water Pulse) e a segunda insígnia do jogo, a Cascade Badge. Agora que você ganhou a segunda insígnia, vá ao Centro Pokémon e siga ao norte, pois você estará preso em Cerulean. Perceba que tem um policial na frente de uma porta ao lado de uma saída. Vá para a saída e terá de lutar com Gary de novo. Vença-o para ganhar o Fame Checker e siga subindo, você vai sair de Cerulean, mas muitos desafios virão.
Route 24
A Rota 24 é a que leva você para a casa do Bill. Você precisará passar pela casa do Bill para liberar a saída da cidade,
para ganhar o SS.Ticket e para ganhar uns itens e leveis com seus pokémons. A ilha começa com uma ponte com vários
desafios valendo um Nugget. Quando lutar com umas treze pessoas, você vai chegar na casa do Bill. Lá,você vai ter que
tirar a fantasia dele para ele te dar o SS. Ticket. Agora você pode voltar a Cerulean. Quando chegar, você vai perceber que o policial que estava na frente da porta, agora está do lado dela. Pronto, você já pode sair de Cerulean e poderá ir a próxima cidade.
Cerulean 2
Agora que você voltou para Cerulean, prepare-se, pois o jogo não vai ficar fácil. Daqui para frente, quanto mais você
avançar, mais o jogo vai te trazer novidades (não são diferenças do antigo para o novo, são novidades famosas). Entre
na casinha onde tinha um policial na frente, e você verá que a casa foi totalmente destruída por dentro. Agora saia
dela pela porta de cima e você vai ver um Rocket. Ele vai te desafiar para lutar. Lute com ele para ganhar o TM 28 -
Dig. Quando vencer, você poderá seguir para o sul. Verá uma entrada a direita, mas não vai poder entrar, pois tem
uma árvore na passagem. Desça e cuidado para não cair em Cerulean e ter que voltar tudo de novo. Você vai chegar na
rota 5.
Route 05
Na Route 5 não tem muito o que fazer, mas se você quiser deixar um pokémon para ganhar lével ali, você pode.
Cada passo seu é igual a 1 ponto de experiência. Descendo tudo, você vai ver uma casinha e uma casa grande. A
casa grande é a passagem para Saffron, e a pequena é a passagem subterrânea para Vermilion, seu próximo destino.
Você pode descer tudo e passar pela passagem até chegar em Vermilion.
Vermilion City
Em Vermilion há bastante coisas a fazer. A primeira coisa é ir no navio SS Anne, que é como os navios das outras
versões, só que você não viaja nele. Quando você entrar, vá para a esquerda e suba uma escada. Depois, vá até em
baixo e siga para a esquerda. Lá, você vai ter que lutar com Gary de novo. Vença-o, e suba as escadas. Você vai
chegar na sala do capitão. Fale com ele para ganhar o HM 01 - Cut. Depois disso, vá para o ginásio, e use Cut numa
árvore diferente. Entre no ginásio para lutar com LT. Surge.